Cinema

O Menino e o Mundo: animação brasileira é indicada ao Oscar 2016

Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop

O Brasil no Oscar

Surpresa geral! O filme brasileiro O menino e o mundo, do diretor Alê Abreu, foi indicado ao Oscar de melhor animação do ano. Essa é a primeira vez que o país disputa nesta categoria.

“Nosso filme nasceu como um grito sincero, de liberdade, de amor, um grito político, latino-americano. Mas sobretudo um grito contra o sufoco que a grande industria cria aos potenciais artísticos, poéticos, e de linguagem da animação. E acho que este grito ecoou onde precisava ecoar. Um momento importante onde filmes de animação mais autorais concorrem ao prêmio maior da industria de cinema. Como disse o NY times, somos o Outside In! Black Horse, segundo o IndieWire! Somos a zebra do ano, com o maior orgulho de ser zebra, e vamos trabalhar forte para trazer o careca dourado para o Brasil! Vitória! Airgela! Viva a animação brasileira!”, declarou Alê, em sua página particular no Facebook no início da tarde desta quinta-feira, dia 14 de janeiro.

Sinopse:
Sofrendo com a falta do pai, um menino deixa sua aldeia e descobre um mundo fantástico dominado por máquinas-bichos e estranhos seres. Uma inusitada animação com várias técnicas artísticas que retrata as questões do mundo moderno através do olhar de uma criança.

O menino e o mundo conquistou, no ano passado, o Prêmio Cristal de longa-metragem no encerramento do 38º Festival do Filme de Animação de Annecy, na França. O brasileiro concorre com as animações: Anomalisa, Divertida mente, Shaun, o carneiro e Quando estou com Marnie. A cerimônia do Oscar 2016 acontece no dia 28 de fevereiro. Vamos torcer pelo Brasil!

Assista abaixo ao trailer de O menino e o mundo:

Shares: