Das Parfum
O Perfume (Das Parfum) *
Autor: Suskind, Patrick. Assunto: Literatura Alemã – Romance.
Ambientado na França do séc. XVIII, onde imperava o fedor, a história de Jean-Baptiste Grenouille nos leva a uma viagem de erotismo e suspense que envolve e embriaga o leitor. Nascido no local mais fedorento da França entre vísceras dos peixes da feira é levado pela polícia e sua mãe julgada, condenada e decapitada, sendo o menino entregue a uma instituição religiosa. Grenouille havia nascido sem o cheiro característico dos seres humanos, mas com um dom extraordinário de sentir, capturar, separar e manipular todos os odores que existem no mundo. Ele cresce em meio às adversidades, como doenças, descaso e aprende com isso a se tornar “invisível” porque as pessoas nunca se sentiram bem na presença dele, o temiam e nem ao menos sabiam o motivo.
Com o tempo ele percebe que poderia viver como um carrapato, encapsulado em si mesmo à espera que o improvável viesse até ele. Não foram poucas as tentativas de exterminar-lhe à vida, mas por uma dessas fatalidades que não se consegue explicar, ele sobreviveu. Aos seis anos de idade ele já havia captado olfativamente cem mil odores peculiares, específicos, mantendo-os sob controle e em sua mente ele os manipulava e combinava criando assim um mundo de fantasia. Quando cresce, ele aprende a extrair os cheiros das coisas, pois trabalhara como curtidor numa oficina de comerciante de peles, depois aprendeu o ofício de perfumista e com isso uma ideia se formou em seu íntimo. Criar um cheiro para si.
Ele então é seduzido pelo odor inebriante de jovens, e é aí que nasce um assassino. A fim de poder capturar a essência do perfume que lhe trará a “humanidade” ele mata algumas jovens para extrair delas o cheiro, transformando-o assim em um monstro, até ser encontrado, preso e levado a julgamento.
Suskind é engenhoso e nos transporta com sua rica descrição a um mundo tão intenso e improvável de odores, acontecimentos e personagens que é quase possível sentir os cheiros impregnados nas páginas e uma gama de emoções conflitantes.
* Cláudia Campos é graduanda de Letras pela Universidade Federal da Bahia.