Literatura

O Seminarista

O Seminarista

Outra grande parceria do Cabine Cultural para 2012 será com o longa-metragem O SEMINARISTA, segundo trabalho do cineasta Maurício Amorim, que já dirigiu O Enfermeiro. Seu novo projeto será filmado no mês de janeiro do ano que vem em três cidades da região da Chapada Diamantina (Bahia) e contará com um elenco composto por nomes como Fernando Neves (Eu Me Lembro), Edson Cardoso (O Cupido Trapalhão), além de atores mais novos e da região. O projeto conta com o apoio – dentre outros – da DIMAS (Diretoria de Audiovisual da Bahia) e por conta disto já tem garantida sua premiere na Sala Walter da Silveira, em Salvador (provavelmente). O lançamento do longa está previsto para o segundo semestre de 2012.

O Cabine Cultural irá acompanhar desde já todo o processo de pré-produção, produção e pós-produção do filme, até chegar ao seu momento derradeiro, que é a estreia no circuito de cinema. Iremos, através de matérias mostrar todo o processo de execução deste longa-metragem que promete ser mais um bom lançamento da cinematografia baiana em 2012. Aguardem!

SOBRE O LONGA-METRAGEM
Por Maurício Amorim

O SEMINARISTA é um romance que eu sempre quis adaptar para o cinema, mas nunca tinha tido a chance de, sequer, esboçar o que poderia vir a ser chamado de roteiro. Porém, depois de O ENFERMEIRO, que também foi uma adaptação e atualização de uma obra literária, comecei a pensar no meu próximo projeto. Claro que várias possibilidades vieram à minha mente, porém o que ganhou mais força foi O SEMINARISTA. Eu sempre gostei daquela história do amor impossível entre dois jovens, que se conhecem desde pequenos, mas não podem concretizar o amor pois ele está prometido, pela família, à igreja: ele tem que ser padre. Com essa linha narrativa – exatamente a mesma do romance de Bernardo Guimarães, auto do livro – eu comecei a preparar o roteiro e, uma das primeiras – de várias – modificações, foi transferir os acontecimentos do romance para a Chapada Diamantina, ao invés do interior mineiro.

Sempre procuro afirmar que, mesmo atualizando a história, criando personagens e tramas que, na história original, não existem, eu procuro manter a essência da obra do autor do clássico da literatura. Foi assim com Machado e está sendo assim com Bernardo Guimarães. Falando um pouco do elenco… é um elenco bem maior que o d’O ENFERMEIRO, porém, um elenco coeso, que está comigo desde agosto, pelo menos a maioria. Os que foram entrando no projeto há bem pouco tempo, também estão bastante adaptados e, segundo eles, os atores, gostando de estar inseridos nesse projeto. Estou trabalhando pela segunda vez com Bruno Neves – que tem um tipo de atuação que muito me agrada – e Fernando Neves, um dos melhores atores de cinema e teatro. No elenco há também Edson Cardoso (Jacaré, da Turma do DIDI), um ator intenso, que eu já tive oportunidade de vê-lo, algumas vezes, no teatro, lá no Rio. Atores com os quais eu nunca trabalhei: Cristtiane Lacerda, Angel Marques… E os dois atores principais são da cidade de Seabra, da Chapada: Italo Bruno Araujo e Erica Souza. Eu não pretendo seguir essa linha de inspirações em obras literárias. O ENFERMEIRO foi o meu primeiro roteiro adaptado, O SEMINARISTA, o segundo. Todos os outros que já escrevi na vida são roteiros originais. Contudo, apesar de não pretender seguir, não tenho nada contra, muitíssimo pelo contrário: adoro literatura, sou formado em Letras. Se acontecer de o meu próximo projeto for também uma adaptação de um conto, um romance da literatura brasileira, será muito bem vindo, a depender da historia, claro!

Shares: