Crítica

Obras da artista Liuba Wolf são apresentadas em mostra com entrada gratuita no Rio de Janeiro

Liuba Wolf

“Na Galeria Marcelo Guarnieri as obras serão apresentadas da mesma forma como foram expostas originalmente: dispostas em bases e muros baixos formados por blocos de cimento”

Por Úrsula Neves

Em 1965, a artista búlgara naturalizada brasileira Liuba Wolf (1923 – 2005) realizou uma importante exposição no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro, como parte das comemorações do quarto centenário da cidade. Na mostra, a artista apresentou 23 esculturas em bronze, que representavam animais. Agora, 51 anos depois da primeira exibição, 14 dessas obras estarão reunidas novamente e serão reapresentadas pela primeira vez ao público a partir do dia 19 de novembro, na Galeria Marcelo Guarnieri, em Ipanema. A exposição será acompanhada de um texto da curadora, crítica e historiadora da arte Maria Alice Milliet, feito especialmente para esta mostra. A entrada é gratuita.

Na Galeria Marcelo Guarnieri as obras serão apresentadas da mesma forma como foram expostas originalmente: dispostas em bases e muros baixos formados por blocos de cimento. Entre 1950 e 1960, Liuba viveu entre o Brasil, onde mais tarde se naturalizou, e a capital francesa. Esse período foi muito importante para a afirmação de seu trabalho e também pelos contatos que manteve com os artistas Marino Marini, Martyn Poliakoff, entre outros. “Sua plástica, ancorada na tradição da escultura moderna na linha de Brancusi e Giacometti, se alimenta, simultaneamente, da simplificação formal introduzida pelo cubismo e da arte de culturas exóticas. Como se sabe, essas duas vertentes estiveram associadas às vanguardas artísticas que no início do século romperam com as convenções da academia. A produção escultórica de Liuba bebeu nessas fontes, chegando à maturidade durante o alto modernismo, período em que a estética moderna ganhou alcance internacional”, afirma Maria Alice Milliet.

SERVIÇO
Liuba
Abertura: 19 de novembro de 2016, das 14h às 17h Exposição: até 21 de janeiro de 2017 Local: Galeria Marcelo Guarnieri, Rio de Janeiro Endereço: Rua Teixeira de Melo, 31 – lojas C/D Telefone: (21) 2523.6157 De segunda a sexta, das 11h às 18h / Sábado, das 11h às 15h

Entrada gratuita

Shares: