Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop
Orquestra Brasileira de Sapateado faz única apresentação no SESI Jacarepaguá
Dia 22 de outubro, a Orquestra Brasileira de Sapateado, vai fazer uma única apresentação do espetáculo OBS Mix, às 17h, no Teatro SESI Jacarepaguá, no Rio. Misturando harmonicamente elementos de teatro, dança e música, a OBS vai mostrar uma coletânea de alguns números exibidos ao longo dos 25 anos da Cia. As cenas são conduzidas pela 2ª geração da Orquestra formada pelas filhas dos sapateadores que se juntam ao elenco principal, sob o roteiro e direção de Stella Antunes.
Ao longo dos anos, a Orquestra Brasileira de Sapateado desenvolveu um trabalho inovador e peculiar sob a batuta do maestro Tim Rescala. Afinado com as coreografias de Amália Machado e Stella Antunes, ela une os naipes dos sapateadores e músicos em uma mesma partitura, onde todos dançam, cantam e tocam instrumentos. Em OBS Mix, o público pode constatar que, com pés e mãos afinados, a Orquestra conquistou a unificação da linguagem, tornando o sapateado mais moderno e dinâmico, onde música, dança e teatro são misturados sempre com humor e muita brasilidade.
Orquestra Brasileira de Sapateado
“Enquanto os instrumentos dos músicos são o saxofone, o teclado, o baixo e a bateria, os instrumentos dos sapateadores são os pés, com os quais são capazes de fazer música com todos seus matizes de timbre, intensidade e fraseado. Os pés desses intérpretes se integram organicamente ao naipe dos músicos formando uma orquestra que, além de incomum, é acima de tudo brasileira em sua musicalidade e criatividade. Sempre com uma indispensável dose de bom humor”, explica Stella.
Para dançar no espetáculo, a Orquestra convidou alunos selecionados durante o curso “Por Dentro da OBS”, realizado na semana da apresentação em algumas academias de sapateado da região. Eles terão a oportunidade de conhecer o processo de trabalho da Orquestra e de dividir o palco com seus integrantes.
O espetáculo OBS Mix é um desdobramento da produção de um documentário, dirigido por Maria Clara e produzido pela Orquestra, que conta a trajetória da Cia. Com lançamento previsto para outubro, mesmo mês da apresentação, foram reunidas cenas e depoimentos dos integrantes que, juntos, construiram a história da OBS, que começou como “Cia Dá no Pé”. Fundada pelas coreógrafas Stella Antunes e Amalia Machado, e pelo maestro Tim Rescala, conquistou seu espaço no cenário artístico brasileiro, unindo música e dança numa leitura musical de cada coreografia.
Ficha técnica
Músicas: Tim Rescala Direção Musical, Arranjos e Preparação Vocal: Monique Aragão Roteiro e Direção: Stella Antunes Supervisão Artística: Roney Villela Supervisão Coreográfica: Amália Machado Assistente de Direção e Coreografia: Gabriela Dias Coreografias: Amália Machado, Stella Antunes, Patrícia Taranto e Caio Nunes Sapateadores: Ana Corina Amanajás, Christiane Tachlitsky, Fabrício Negri, Gabriela Dias, Maria Luiza Cavalcanti, Maurício Stella Antunes, Patrícia Ann Thibodeaux e Roberto Gomes. Sapateadoras Filhas da OBS: Beatriz Tachlitsky, Isadora Bava, Manuela Bava, Paula Antunes, Paula Tachliysky, Roberta Leon Vaz e Victoria Araújo Músicos: Monique Aragão_ piano, Ronaldo Diamante _ baixo e Kleberson Caetano_bateria Cenário: Cris de Lamare Assistente de Cenografia: Fê Correia Iluminação: Aurélio de Simoni e Ana Luiza Molinari de Simoni Desenho de Som: Branco Ferreira Figurinos e Adereços: Rosa Ebee Produção de Figurinos: Rosa Ebee e Dani Antunes Adereços: Rick Barbosa Cenotécnico: Luiz Felipe Souza da Silva Costureira: Adélia Andrade Produção: Ana Beatriz Figueras Assessoria de Imprensa: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação
Programação Visual: Origami Studio