A montagem brasileira do espetáculo teatral Casa de Bonecas será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo (Foto: Divulgação)
O espetáculo arrebatou prêmios importantes recebendo outras indicações: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara)
Estreia no dia 6 de maio, no Centro Cultural da Justiça Federal, no centro do Rio de Janeiro, o premiado espetáculo Casa de Bonecas, de Henrik Ibsen. Com versão de Daniel Verones, a peça teatral fica até 12 de junho no Centro Cultural, com sessões de sexta a domingo, sempre às 19 horas.
No Brasil, a montagem será produzida pela Cia. Movimento Carioca de Teatro e protagonizada pelo casal de atores Miriam Freeland e Roberto Bomtempo. Anna Sant’Ana, Regina Sampaio e Leandro Baumgratz completam o elenco.
Em uma releitura contemporânea que questiona e desafia as propostas do texto original, subvertendo e ressignificando a obra escrita há mais de 120 anos, Casa de Bonecas é um drama familiar com o qual Ibsen intencionou mostrar o cotidiano de uma família burguesa da época. No entanto, o autor questionou as convenções sociais do casamento e do papel da mulher na sociedade, provocando um choque no contexto social e comportamental do final do século XIX.
Na época, mediante as tentativas de emancipação feminina, foi uma peça revolucionária, com grande repercussão entre feministas o que causou grandes discussões em toda Europa. Houve censuras violentas lançadas contra a personagem principal, Nora, pois a época não perdoou seu abandono da casa e dos filhos.
Com essa peça, os críticos acreditaram que Ibsen abriu caminho para a tragédia, pois foi a primeira solução trágica do autor: Nora abandona marido e filhos em busca da liberdade pessoal e de sua identidade como indivíduo.
No entanto, nesta montagem com versão do dramaturgo e diretor argentino Daniel Veronese, o espetáculo ganha novo fôlego diante das atuais discussões sobre o feminismo. Ele propõe um diálogo com o texto original mas acentua questões e torna os diálogos e tramas sucintas para que a obra fique ainda mais provocativa e atual. Além de ser pertinente nesse momento em que novas discussões sobre o tema vêm ganhando espaço, o espetáculo cria mais uma oportunidade para debate.
Com figurinos, iluminação e trilha sonora minimalistas, esta versão de Casa de bonecas coloca os conflitos, os dramas e a relação familiar em primeiro plano. Daniel Veronese aposta no encontro texto/ator/plateia, em um cenário que traz o público para “dentro da casa”, incluído nas discussões, risos, provocações, dores e emoções das personagens.
O espetáculo arrebatou prêmios importantes recebendo outras indicações: Vencedor nas categorias: Melhor Espetáculo estrangeiro (Chile – Festival Santiago a Mil), Melhor Atriz (Argentina – Prêmio Trindade Guevara) e indicado nas categorias Melhor Espetáculo e Melhor Direção (Prêmio ACE – Associação de Críticos da Argentina), indicado na categoria Melhor Ator (Argentina – Prêmio Jornal Clarin), a montagem fica em cartaz de sexta a domingo, 19h, até o dia 12 de junho de 2016.
Ficha técnica
Texto: Henrik Ibsen
Versão original: Daniel Veronese
Direção: Roberto Bomtempo e Symone Strobel
Elenco: Miriam Freeland, Roberto Bomtempo, Anna Sant’Ana, Regina Sampaio, Leandro Baumgratz
Iluminação: Gonzalo Martínez
Cenário: Franco Battista e Ariel Vaccaro
Direção de Produção: Miriam Freeland e Valéria Alves
Assessoria de Imprensa: Minas de Ideias
Serviço
Casa de Bonecas
Temporada: De 6 de maio até 12 de junho de 2016
Local: Centro Cultural da Justiça Federal – CCJF
Endereço: Av. Rio Branco, 241 – Centro – em frente metrô Cinelândia – Tel: (21) 3261-2550
Horário: De sexta a domingo, às 19h
Ingresso: R$ 40 (inteira) / R$ 20 (meia)
Duração: 75 minutos
Gênero: Drama Familiar
Funcionamento da Bilheteria: De quarta a domingo, das 16h às 19h
Classificação: 14 anos
Capacidade: 141 lugares
Jornalista carioca, mãe do Heitor. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Colunista convidada do Blog Eu, Ele e as Crianças. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.