Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop
Passaporte cultural para os Jogos Olímpicos
A Prefeitura do Rio de Janeiro lançou na última sexta-feira, dia 13 de maio, em cerimônia no Museu do Amanhã, o Passaporte Cultural Rio. Durante os Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio 2016, cariocas e visitantes poderão desfrutar de gratuidade e descontos em mais de 700 atrações culturais e serviços como bares, restaurantes, livrarias e transportes. Idealizado pela Prefeitura do Rio, o passaporte foi inspirado na bem-sucedida experiência do Passaporte dos Museus Cariocas – criado para celebrar os 450 anos da cidade, em 2015. Para brasileiros e estrangeiros residentes no Brasil, o passaporte será gratuito. Turistas estrangeiros pagam R$15.
O Passaporte Cultural Rio dará acesso às atrações do Circuito Cultural Rio, que entre maio e setembro vai apresentar um amplo panorama da produção cultural carioca. Todas as iniciativas – que serão apresentadas em museus, centros culturais, teatros, lonas e arenas – foram selecionadas pela Secretaria Municipal de Cultura, por meio de edital ou seleções públicas. Além do prefeito, Eduardo Paes, e do secretário municipal de Cultura, Marcelo Calero, também participaram da cerimônia de lançamento a Diretora de Cultura da Rio 2016, Carla Camurati, e os primeiros colocados das cinco linhas de ação do Fomento Cidade Olímpica e do Ações Locais, que estão entre as atrações do Passaporte Cultural Rio.
Entre os parceiros do Passaporte Cultural Rio está o Metrô Rio, que vai oferecer desconto de R$ 1,20 nos bilhetes duplos nas viagens realizadas nos fins de semana. O cartão é válido para o dia da compra, dentro do horário de funcionamento do sistema.
Passaporte Cultural Rio
A programação do Passaporte Cultural Rio, na sua maioria gratuita ou a preços populares, inclui peças de teatro, exposições, shows, espetáculos de dança, atrações circenses, eventos de gastronomia, manifestações de rua, saraus e bailes. Como resultado de uma parceria com o Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), mais de 50 instituições em toda a Cidade integram o Circuito Cultural Rio, oferecendo pelo menos um dia de acesso gratuito por semana. Além dos descontos em atividades culturais, o Passaporte Cultural Rio vai oferecer benefícios em estabelecimentos comerciais parceiros, entre eles livrarias, bares e restaurantes, e serviços como transporte.
O Passaporte Cultural Rio é semelhante ao documento usado em viagens: a cada atração ou estabelecimento visitado, o usuário ganha um carimbo para marcar a experiência. Brasileiros e estrangeiros residentes poderão solicitá-lo gratuitamente por meio do site. Cinco mil pessoas já solicitaram o cartão, de acordo com a Secretaria Municipal de Cultura. O prazo é de 24 horas para a confecção do passaporte, mais o tempo de envio pelos Correios, que no caso do Rio de Janeiro pode levar até uma semana. Outra opção é coletar nos postos de distribuição localizados na Cinelândia, no Centro, e no Terminal Alvorada, na Barra da Tijuca. O funcionamento será de terça a sexta, das 10h às 18h, e aos sábados, das 10h às 14h.
Jornalista carioca, mãe do Heitor. Gerente de Conteúdo e de Projetos do Digitais do Marketing. Colunista convidada do Blog Eu, Ele e as Crianças. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e teatro, navegar pela internet e viajar acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.