A Fundação Cultural do Estado da Bahia (FUNCEB) acaba de lançar o Programa de Incentivo à Crítica de Artes, queobjetiva promover a produção qualificada de críticas de artes e, assim, colaborar com o desenvolvimento das artes produzidas no Estado. Além disto, tem-se como finalidade aguçar a percepção analítica do público consumidor de atividades artísticas no geral.
Segundo os realizadores, “o programa consiste em oferecer os meios necessários para jovens talentos, jornalistas, blogueiros e demais profissionais da cultura participar de projetos de formação, produção, criação, circulação e difusão do exercício da análise crítica nas mais variadas expressões artísticas na Bahia, a saber: audiovisual, artes visuais, circo, dança, literatura, música, teatro”.
O programa atuará em duas frentes:
1) De 22 de agosto a 16 de dezembro de 2011 estarão abertas as inscrições para o Concurso Estadual de Estímulo à Crítica de Artes, que tem em vista estimular a reflexão artístico-cultural e a produção da crítica de artes na Bahia.
2) Seminário de Crítica de Artes, a ser realizado entre os dias 19 e 23 de setembro de 2011, na Sala Walter da Silveira, sendo aberto ao público, e com entrada franca.
PROGRAMAÇÃO DO SEMINÁRIO DE CRÍTICA DE ARTES:
19/9 (segunda), de 18h30 às 21h30.
Perspectiva teórica e histórica da crítica de Artes no Brasil, com Antônio Marcos Pereira.
20/9 (terça), de 18h30 às 21h30.
Panorama atual da crítica no Brasil e os seus desafios, com José Miguel Wisnik.
21/9 (quarta), de 14h00 às 18h00. A crítica teatral na Bahia, com Gideon Rosa. A crítica musical na Bahia, com Chico Castro Jr.
A crítica literária na Bahia, com Milena Britto.