Vídeo

Quinta edição do CineFacom

Microponto poético

Em sua quinta edição, o CineFacom – Mostra Audiovisual de Estudantes da Ufba que tem o objetivo principal servir de espaço para a exibição da produção audiovisual dos estudantes da UFBA, abre a programação deste semestre com vídeos experimentais produzidos por estudantes da universidade. Foram selecionados seis curtas-metragens de vídeo dança e vídeo arte, que serão exibidos na próxima quarta-feira (10/07), às 19h, no auditório da Faculdade de Comunicação (FACOM/UFBA).

FILMES
Com duração de até 15 minutos, os filmes apresentados serão: SILFOS (Concepção e edição Andréia Oliveira), Para que não nos sintamos tão sós (Direção e Roteiro de Fabricio Ramos e Camele Queiroz com participação de Wagner Pyter), Silhueta (Direção Marcio Liolly e Ana Clarissa Lopes), Microponto poético (Direção e Roteiro Gabriel Ormuz Machado),Códex (Intérprete e Orientação Ludmila Pimental, Edição Andréia Oliveira e Carolina Frinhani), Half-Way House (Direção Susanne Ohmann).

Para que não nos sintamos tão sós

PROGRAMAÇÃO
SILFOS | Concepção e Edição: Andréia Oliveira

Elementais do ar são os que reinam pelo ar e ventos. São os silfos (silfídes), fadas e hamadríades. Eles são os mais elevados de todos os elementais, já que seu elemento nativo é o de mais alta taxa vibratória. Alguns acreditam que os Silfos se reúnem em torno da mente de um sonhador, dos artistas, dos poetas e os inspiram com seu conhecimento íntimo das maravilhas e obras da natureza. A imagem da câmera parada nos remete a um quadro imaginário, Silfos em rodopios e mutações, entre um ser onírico e humano. A dança aqui está entrelaçada a arte do vídeo, flutuando por definições que vão de Vídeodança, Vídeoarte, etc. Premiado pelo 2º Salão de artes da Escola de Belas artes.

Para que não nos sintamos tão sós | Direção e Roteiro: Fabricio Ramos e Camele Queiroz
A cidade em transformação. Um processo que se confunde com desequilíbrio. Em “Para que não nos sintamos tão sós”, o impacto das mudanças atravessa o olhar de um indivíduo. O filme inicia a ação do selo Paideia Filmes, cuja ideia é realizar pequenas produções audiovisuais que reflitam as nossas relações críticas com a “cidade”, sem ignorar a poesia.

Silhueta

Silhueta | Direção: Marcio Liolly e Ana Clarissa Lopes
O vídeo é uma intervenção coreográfica que faz referência aos jogos teatrais. Misturando em cenas, planos, sombras e efeitos visuais que surgem em todo momento.

Microponto poético | Direção e Roteiro: Gabriel Ormuz Machado
O árduo processo criativo e a criação, o criador e a criatura. “Microponto Poético!” é uma ficção baseada nas obras de Glauber Albuquerque e no próprio escritor, condensando em dois minutos as nuances dos personagens dos seus contos com o cotidiano do seu criador e sua busca pelo cerne da sua alma: A poesia. Por que não um clipoético? Participou da Bienal do Livro de São Paulo – Concurso de Escritores iniciantes – 2010

Half-Way House

Códex | Intérprete e Orientação: Ludmila Pimental, Edição: Andréia Oliveira Carolina Frinhani
A obra apresenta um corpo cyborg em diferentes nuances. A edição fez com que o corpo da performer metamorfoseasse entre a trajetória do gesto, simulando movimentações que nos remete a quadrúpedes, anfíbios, rastejantes até o bípede. O filme já participou do Festival Internacional de Vídeodança Uruguai 2011.

Half-Way House – Direção: Susanne Ohmann
Em um jardim esquecido uma mulher habita uma casa inacabada como um espírito inquieto. Sua dança é como um vento rodopiante que a leva a um estado de arrebatamento. A condição urbana mais escura intromete periodicamente sua inspiração luminosa, levantando questões sobre a natureza da realidade. Half-Way House é uma investigação artística em respiração como uma ferramenta de auto-incorporação. O filme compõe o processo de pesquisa para elaboração de mestrado em Dança Terapia.

Cartaz V Edição do CineFacom

SERVIÇO CineFacom em sua V Edição com Vídeos ExperimentaisDia 10/07/2013 às 19h No Auditório da Faculdade de Comunicação

ENTRADA FRANCA!

Shares: