O Espelho de Cassandra
Sétimo livro de Bernard Werber une temas filosóficos e mitológicos em nova ficção científica; livro sai pela Editora Bertrand Brasil
O mais novo livro do escritor francês Bernard Werber, O Espelho de Cassandra, seu sétimo trabalho publicado pela Editora Bertrand Brasil, acaba de ser lançado no Brasil e chega em meio a muita expectativa em torno da história, que promete misturar elementos de filosofia e mitologia numa trama recheada de suspense, uma das marcas de Werber, famoso pela trilogia de sucesso O Império das Formigas – adotada inclusive em aulas de ciência de escolas francesas.
A protagonista de sua nova trama, Cassandra Katzenberg, é uma jovem que consegue prever grandes tragédias com uma riqueza de detalhes assustadora. Ela sempre foi considerada excêntrica (até mesmo louca) por todos à sua volta. Não guarda memórias do que aconteceu em sua vida até os 13 anos de idade, quando seus pais faleceram no Egito, durante um atentado. E agora, aos 17 anos, começou a ter visões do futuro, tal qual a deusa grega com quem compartilha o primeiro nome.
A narrativa de Werber parte de uma perspectiva realista e psicológica, e coloca o futuro da raça humana nas mãos de uma garota desajustada, mas que luta para ser levada a sério. Premissa e temáticas que sem dúvida alguma prendem a atenção do leitor amante de um bom suspense com ares de mistério e uma protagonista marcante.
Mistério
Determinada a mudar sua história, Cassandra foge da Escola das Andorinhas, onde estuda, levando consigo um misterioso relógio que calcula sua probabilidade de morrer dentro de cinco segundos. Na fuga, encontra uma aldeia chamada Redenção, onde pessoas banidas da sociedade vivem com títulos de nobreza, em um estado independente. É ali, ao conhecer Barão, Duquesa, Visconde e Marquês, que suas premonições finalmente serão ouvidas. Junto aos redencionistas, Cassandra encontrará aliados com os quais poderá contar na tentativa de salvar o mundo.
Ótima dica de literatura.
SERVIÇO
O espelho de Cassandra
(Le miroir de Cassandre) De Bernard Werber Tradução: Clóvis Marques 560 páginas / R$ 55,00 Bertrand Brasil
(Grupo Editorial Record)