Coluna da jornalista Úrsula Neves sobre tudo que acontece no universo da cultura pop
Sebastião Salgado tem documentário sobre sua trajetória exibido no Curta!
Quem perdeu a estreia no Curta! de Sal da Terra, documentário sobre o fotojornalista brasileiro Sebastião Salgado na última terça, dia 5, terá mais duas oportunidades de conhecer um pouco mais sobre a obra deste ícone da fotografia, recém-eleito membro da Academia de Belas Artes da França.
O filme ganha novas exibições dias 9 e 10 de dezembro, às 10h45 e às 22h, respectivamente. Indicado ao Oscar de melhor documentário em 2015, Sal da Terra, que também recebeu menção honrosa na mostra Un Certain Regard do Festival de Cannes de 2014, mostra a obra de Sebastião Salgado e sua forma de se aproximar da natureza para retratá-la.
Dirigido pelo brasileiro Juliano Salgado, filho de Sebastião, e pelo diretor alemão Wim Wenders, o filme passeia por imagens capturadas pelo fotógrafo ao longo de mais de quatro décadas de viagens por todo o mundo, incluindo visitas a áreas isoladas de todo contato humano.
O Sal da terra
Empossado na última quarta na Academia de Belas Artes, do Instituto da França, criado em 1795, Salgado é o primeiro brasileiro a integrar a instituição. Ele é um dos quatro fotógrafos da Academia que conta ainda com Yann Arthus-Bertrand e Jean Gaumy, da França e Bruno Barbey, do Marrocos. E entrou no lugar do francês Lucien Clergue, seu amigo, morto em 2014.
TERÇA DAS ARTES
O Sal da Terra (Documentário)
Conheça a trajetória do renomado fotógrafo brasileiro Sebastião Salgado, desde seus primeiros trabalhos em Serra Pelada, o registro da miséria na África e no Nordeste do Brasil até sua obra-prima, “Gênesis”.
Diretores: Wim Wenders e Juliano Ribeiro Salgado
Duração: 111 min
Classificação: Livre
Horários alternativos
Dia 09 de dezembro, sábado, 10h45.
Dia 10 de dezembro, domingo, às 22h.
Sobre o Curta!
Dedicado às artes, cultura e humanidades, o Curta! é um canal independente que acolhe a experimentação e se orgulha de ser um parceiro dos realizadores, artistas, criadores e produtores independentes. Com o compromisso de transmitir 12 horas por dia de programação nacional independente, os principais segmentos temáticos da programação são música, dança, teatro, artes visuais, meta-cinema, filosofia, literatura, história-política e sociedade.
O Curta! pode ser visto nos canais 56 e 556 da NET, 56 na Claro TV, 76 na Oi TV e como opcional à la carte na Vivo e GVT nos canais 664 (fibra), 132 (DTH – antiga GVT) e 552 (DTH – Vivo).
Jornalista carioca, 40 anos, mãe do Heitor de 4 anos. Gerente de Conteúdo & de Projetos do Digitais do Marketing. Redatora & Revisora da Web-Estratégica. Responsável pela Coluna Mãe 2.0 Beta do site Feminino e Além. Adora ler, assistir séries pelo Netflix, ir ao cinema e ao teatro, navegar pela internet e viajar, seja acordada ou dormindo. No Cabine Cultural possui a coluna Cultura Pop e ETC… sobre tudo que acontece no universo da cultura pop.