Vídeo

Suicídio é tema de exposição fotográfica de André Penteado em Salvador

O suicídio de meu pai – André Penteado

O fotógrafo paulista André Penteado, vencedor da categoria principal do Prêmio Nacional de Fotografia Pierre Verger, realiza a exposição O Suicídio de Meu Pai na Galeria Solar Ferrão, em Salvador. A exposição terá abertura no dia 14 de março, às 19 horas, e a visitação poderá ser feita até 4 de maio, de terça a sexta, das 12 às 18 horas, e sábados, domingos e feriados, das 12 às 17 horas. A entrada é gratuita.

Temática
Utilizando fotografia e vídeo, o trabalho de André busca compreender e discutir o impacto psicológico que o suicídio de uma pessoa provoca em seus familiares, a partir de uma pesada experiência individual: o suicídio do próprio pai no ano de 2007. Nas imagens, registram-se três momentos do luto: a dor e o choque pelo recebimento da notícia, passando pelo velório; o processo de “despedida” vivido nas semanas seguintes; e as consequências emocionais da perda a longo prazo.

André morava na cidade de Londres quando recebeu a notícia da morte do pai. Voou para São Paulo para comparecer ao velório e funeral, que fotografou. Semanas depois, experimentou as roupas do pai e resolveu fotografar a si mesmo vestindo-as. Os cabides vazios também viraram foco de suas lentes.

“Este trabalho surgiu tanto de minha reflexão sobre a teatralidade do suicídio quanto da minha decisão em usar um fato tão pessoal como objeto de uma exposição”, define André. A mostra já foi exposta em Londres e Buenos Aires.

SERVIÇO
Exposição O Suicídio de Meu Pai, de André Penteado
Vernissage:
14 de março, às 19 horas 15 de março a 4 de maio, terça a sexta, das 12h às 18h; sábados, domingos e feriados, 12h às 17h Galeria Solar Ferrão – Rua Gregório de Mattos, nº 45, Pelourinho. Salvador, Bahia. (71) 3116-6740

Gratuito

Shares: