Sophie Charlotte e Matheus Nachtergaele
Longa traz história do maior garimpo a céu aberto da idade contemporânea; Tela Quente começa logo após a novela A Regra do Jogo
Quando um filme é bom e ainda relevante, então ele se torna quase que imperdível. Pois bem, a sessão Tela Quente desta segunda-feira, dia 14 de dezembro, exibe o ótimo e relevante filme nacional Serra Pelada, com o talentoso e agora indicado ao Globo de Ouro, Wagner Moura.
Mas não é somente Wagner que rouba a cena no filme. Matheus Nachtergale, a linda Sophie Charlote e mais outros também fazem um bonito papel, tornando o filme um dos mais interessantes para se ver neste final do ano na televisão aberta.
Serra Pelada, do diretor Heitor Dalhia, começa logo após A Regra do Jogo.
O filme
Em 1980, movidos pelo sonho de enriquecer da noite para a dia, dois amigos, Juliano (Juliano Cazarré) e Joaquim (Júlio Andrade), deixam São Paulo e partem para Serra Pelada, no sul do Pará, onde uma grande jazida de ouro foi descoberta.
A corrida desenfreada pelo riqueza acaba transformando os dois. Os amigos descobrem a máfia do ouro, comandada pelos donos dos grandes garimpos como o Coronel Carvalho (Matheus Nachtergale) e Lindo Rico (Wagner Moura). No meio disso tudo, Juliano se torna uma espécie de gangster, enquanto Joaquim vê seus valores ficarem para trás.
As confusões começam quando Juliano se envolve com Tereza (Sophie Charlote), prostituta e amante de Coronel Carvalho. Enquanto os dois vivem um romance, o Coronel tentar comprar as terras de garimpo que o rival mantém em sociedade com Joaquim. Com o orgulho ferido por Tereza e por seu garimpo, Juliano parte para uma verdadeira guerra com a máfia do ouro. O que causa danos irreparáveis para todos e, principalmente, para sua amizade com sócio Joaquim.