* Coluna da jornalista Camila Botto sobre tudo que acontece no mundo televisivo
Guerra pela audiência no horário nobre
A guerra do horário nobre está mais declarada do que nunca entre Globo e Record. A novela Os Dez Mandamentos, assinada por Vivian de Oliveira, virou o mais novo – e aparentemente o pior – calo da Globo nos últimos anos.
Por conta dos bons números de audiência da novela bíblica, a emissora carioca passou a esticar o Jornal Nacional e A Regra do Jogo virou novela das 22h. Nessa guerra, o telespectador não ficou satisfeito e a Globo – pelo menos até agora – saiu perdendo.
Enquanto Os Dez Mandamentos registrou seu recorde na segunda passada, data que estreou a história de João Emanuel Carneiro, A Regra do Jogo chegou a dar menos audiência que I Love Paraisópolis.
Os Dez Mandamentos
Com o início da fase das pragas do Egito, Os Dez Mandamentos teve média de 19 pontos, com picos de 21. Vale lembrar que cada ponto equivale a 67 mil domicílios na Grande São Paulo. No Rio, a média foi de 20 pontos, com picos de 22. A audiência é a maior desde 2008, data que Chamas da Vida repetiu os números atingidos pela trama bíblica.
Já A Regra do Jogo, trama na qual a Globo apostou todas suas fichas, cravou 31,5 pontos de média na estreia, caindo para 29,5 no segundo capítulo. Na quarta, obrigada a ir ao ar mais cedo e, consequentemente, tendo que enfrentar diretamente a novela da Record, por conta do futebol, a trama não foi bem. A história estrelada por Alexandre Nero teve média de 25,3, dando menos audiência que I Love Paraisópolis, que fechou com 26,1.
É bom ficar atento para ver como será o comportamento da emissora do Jardim Botânico: ou continua apostando no horário das 22h para fugir do confronto com Os Dez Mandamentos ou assume o risco e volta A Regra do Jogo para seu horário devido, o das 21h.
Caso seja escolhido o primeiro caminho, há de se ter cuidado para uma edição menos chata do Jornal Nacional, que visivelmente não tem notícias quentes o suficiente para durar 1h ou até mais. Com isso, muitos telespectadores desistem no meio do caminho e fica difícil apresentar a nova – e excelente – novela ao público.
A Regra do Jogo
Caso escolham enfrentar Os Dez Mandamentos, é oração. Porque digo isso? Quem curte a novela da Record não vai abandonar no meio para arriscar uma novela nova. Espertamente, a autora continuará investindo nas dez pragas do Egito (a segunda começa amanhã, por sinal).
Obviamente ainda é cedo para dizer se A Regra do Jogo vai ou não salvar o horário nobre global, mas é visível o desespero do canal em disputa com sua maior rival. A até aqui toda soberana emissora dos Marinhos nos mostra estar com medinho de Os Dez Mandamentos. E justo o seu produto carro-chefe, a novela do horário nobre, virou o maior problema da casa.
Vamos combinar uma coisa: se nem o autor do fenômeno Avenida Brasil (2012) conseguir trazer o público de volta, é caixão e vela para até então o horário mais lucrativo da maior emissora do país. A Record, esperta, está fazendo seu papel muito bem e já manda avisar que fará Babilônia (a verdadeira!) em breve. É esperar para ver onde isso tudo vai parar. Uma pipoca é bem-vinda.
Camila Botto é repórter do Correio, editora do site Feminino e Além, autora do livro Segredos Confessáveis e colunista do Cabine Cultural