Vídeo

XII Edição do CineFacom apresenta A Rebelião Pinguina de Carlos Pronzato

Cine Facom

Quarta-feira próxima (27/11) o CineFacom apresentará o documentário A Rebelião Pinguina: Os estudantes chilenos contra o sistema, do cineasta argentino radicado na Bahia Carlos Pronzato. Também será feita uma retrospectiva da obra do cineasta, através de um vídeo com fragmentos de seus filmes. A mostra especial é voltada ao videoativismo, trazendo um dos diretores mais renomados deste gênero filmográfico, Carlos Pronzato, que participará de um bate-papo com o público após a exibição. A sessão acontece às 19 horas, no auditório da Faculdade de Comunicação (Facom) da Universidade Federal da Bahia (UFBa).

 A REBELIÃO PINGUINA
Em maio de 2006, o Chile presenciou o surgimento e maturação do movimento de estudantes secundários, que configuraram um processo de luta e imensa força com mais de um milhão de estudantes mobilizados em todo o território nacional. Com protestos de rua e principalmente tomadas de colégio, os pinguins, como são conhecidos os estudantes secundaristas no Chile, exigiram não só melhoras na educação, mas também mudanças estruturais no país e selaram um caminho de luta.

PRONZATO
Nascido na Argentina, o cineasta Carlos Pronzato vive no Brasil desde 1989.  Poeta, escritor, diretor teatral e cineasta, teve suas obras audiovisuais e literárias destacadas pelo compromisso com a cultura, a memória e com o protagonismo popular. Possui documentários clássicos sobre as mobilizações populares que derrubaram presidentes em 2001 e 2003, na Argentina e Bolívia, respectivamente, filmes de memória, de historia e da celebração da cultura e da luta dos afro-latino-americanos .

SERVIÇO
XII CineFacom – Exibição do documentário A Rebelião Pinguina | Carlos Pronzato | 2008, 40’ Auditório da Faculdade de Comunicação da UFBA. Rua Barão de Geremoabo, s/n, Ondina. 27 de novembro, às 19 horas

Entrada franca

Shares: