Dissidente
O espetáculo Dissidente estreou ano passado. Teve seis indicações ao Prêmio Braskem de Teatro e levou duas premiações: a de “Melhor Diretor” para Gordo Neto e a de “Melhor Atriz” para Vivianne Laert. Embalado pela boa aceitação, a peça faz uma temporada em maio e junho em três espaços: o Teatro GamboaNova, o Vila Velha e a Casa Preta – onde o espetáculo foi concebido.
Nos teatros GamboaNova e Vila Velha, a oportunidade é de receber um público maior, já que na Casa Preta a platéia não passa de 25 pessoas.
O Espetáculo
“Dissident, il va sans dire”, traduzido “Dissidente” pela professora doutora Catarina Sant’Ana, com direção de Gordo Neto, leva à cena, pela primeira vez juntos, a atriz veterana Vivianne Laert e o jovem ator Tato Sanches – que são mãe e filho, tais quais os personagens Helena e Felipe, da peça. Felipe, um jovem de 17 anos, mora com sua mãe Helena e parece não estar muito motivado a encontrar trabalho.
Já Helena, separada do marido – um ex-socialista que conheceu durante a luta política – trabalha numa empresa fazendo estatísticas de mercado. A falta de interesse do filho pelo trabalho, pela vida “normal”, suas relações de amizade com um grupo de jovens suspeitos e sua visível degradação física apontam para um fim inevitável: a separação de mãe e filho por causa do seu envolvimento com drogas e crimes.
Dissidente
Cia. Teatro da Casa
A atriz Vivianne Laert e os atores Tato Sanches e Rui Manthur (assistente de direção de Dissidente), provocados pelo diretor Gordo Neto, criaram durante o processo de montagem de Dissidente, a Cia. Teatro da Casa . É uma companhia de atores, portanto, focada justamente no trabalho do ator, na interpretação.
Com exceção de Tato Sanches, jovem ator que teve em Dissidente seu primeiro trabalho profissional, Manthur, Vivianne Laert e Gordo Neto são velhos conhecidos, desde os anos 90. Dividiram o palco, atuando, os três ou ao menos dois deles, em espetáculos como Barba Azul Um tal de Dom Quixote, Sonho de uma Noite de Verão, O Despertar da Primavera e Material Fatzer.
SERVIÇO
GamboaNova Dias 01,02 e 03/05 (quarta, quinta e sexta), às 20h.
R$ 20,00(inteira)