Notícias

5 dicas para quem quer começar a estudar online

5 dicas para quem quer começar a estudar online

Estudar online é uma tendência com muitos benefícios: Permite grande aprendizado sem sair de casa, gera economia de transporte e alimentação, oferece ajuste de horários e calma para desenvolver conhecimento no seu próprio ritmo. Por isso, o número de pessoas que aderem a essa possibilidade é enorme.

Mas também há quem tem dificuldades para se adaptar aos estudos online. Seja pela estranheza de não ter o contato direto com o professor, por não conseguir estudar em ambiente doméstico ou por viver em um lugar barulhento, saiba que você não está sozinho se esse for o seu caso.

Não se preocupe: A seguir, você encontra dicas importantes que profissionais da educação separaram e que ajudam quem tem dificuldade de estudar online.

1. Capriche no ambiente

Barulho, farra e movimentação de pessoas não combinam com estudos. Para estudar online, você precisa de um cantinho próprio, de preferência silencioso e isolado das demais pessoas.

Além do silêncio, você também pode caprichar no ambiente com uma cadeira e uma mesa confortáveis e com muita luz. Ficar em um canto escuro pode prejudicar muito a sua visão e não colaborar com a sua concentração.

2. Tenha rotina e horários definidos

Não existe um horário definido que seja melhor para estudos: Cada organismo é diferente e tem as suas próprias preferências. Você deve optar pelos momentos do dia nos quais rende mais para se concentrar no aprendizado.

O importante é manter uma rotina para que o seu cérebro se acostume e saiba qual é o horário de se concentrar nos estudos. Se você definir que a noite é o momento de se debruçar sobre o conteúdo, faça-o todo dia nessa parte do dia, sem variações para a manhã ou para a tarde!

3. Saiba como manter o foco

Segundo um levantamento recente da plataforma agregadora de cursos metalecture.com, 19% das pessoas que fazem cursos online já relataram problemas de foco e concentração por não conseguirem se afastar das redes sociais.

A recomendação profissional é evitar distrações durante os estudos, de preferência mantendo o smartphone longe, desligando rádio ou televisão e não deixando que crianças acessem o ambiente. Perder o foco por distrações pode atrasar consideravelmente os seus progressos.

4. Busque fontes secundárias

O primeiro passo para ter a certeza de um bom aprendizado com cursos online é escolher uma plataforma de confiança com professores especialistas no assunto. Mas há como adicionar ainda mais conhecimento à receita.

Participar de fóruns de discussão, buscar páginas especializadas sobre o assunto na internet e ler livros sobre o tema são ótimas ideias. Se o curso for sobre educação financeira, por exemplo, é possível buscar títulos como “Do Mil ao Milhão” e “Os Segredos da Mente Milionária”, que estiveram na lista dos dez mais vendidos no Brasil em 2020.

5. Não tenha medo de perguntar

Em um curso online, muitas vezes nem conhecemos o professor de maneira direta e individual. As pessoas mais tímidas podem ter medo de fazer perguntas quando as dúvidas surgem.

Sempre separe as suas dúvidas e use os canais de comunicação disponíveis para conversar com os professores. Caso contrário, as dúvidas continuarão existindo e não haverá outro meio de eliminá-las, prejudicando o seu avanço.

Shares: