Cinema

Vencedor em Gramado, Ferrugem estreia nos cinemas do país

Ferrugem

Filme estreia cercado de expectativas pela premiação no Festival de Gramado; trama foca em problema contemporâneo e preocupante

Uma das estreias mais aguardadas do mês, “Ferrugem” faz um mergulho no universo jovem para contar a história de Tati, uma adolescente cheia de vida, que gosta de compartilhar seus melhores momentos no Instagram e Facebook e que terá sua vida virada do avesso quando algo que ela não queria compartilhar com ninguém cai no grupo de whatsapp do colégio.

O filme, recente projeto de Aly Muritiba, promove a discussão sobre temas presentes no longa como cyberbullying, sexting e bullying na escola.

“Depois de realizar meu primeiro filme, Para Minha Amada Morta, que fala sobre luto e de como imagens registradas através de uma câmera VHS podem ter certas consequências na vida de quem a assiste, decidi que o meu próximo filme seguiria investigando estes temas, mas agora centrando a história no mundo adolescente. Como realizador que já foi professor de ensino médio e que é pai de um adolescente, me pus a pensar acerca das redes sociais. Um comunidade do prazer e da felicidade baseada nas aparências, um universo habitado por autoimagens e promessas de prazer eterno, e de como isto acaba submetendo a todos, mas aos jovens em especial, a uma superexposição que gera confusão de limites entre as esferas públicas e privadas que muitas vezes pode ser fatal. Foi este o ponto de partida para a escrita de ‘Ferrugem’, uma história sobre medo, insegurança, crescimento e misoginia”, explica o diretor.

Após fazer sua estreia mundial na mostra competitiva World Cinema, do Festival de Sundance 2018, o longa recebeu três prêmios no Festival de Cinema de Gramado: melhor roteiro, melhor som e melhor filme. Em setembro ele será exibido no San Sebastian International Film Festival na Espanha, dentro da programação da mostra competitiva Horizontes Latinos ao lado de outras grandes produções.

Shares: