Prisci La Guedes e Vinicius Terra, durante as filmagens, em um prédio abandonado, no bairro da LAPA
O trabalho conta com a direção de fotografia da cineasta Prisci La Guedes, em parceria com a REPProdutora – Coletivo de Cultura Urbana Lusófona e com o diretor Léo Almeida.
As fotos e filmagens em Portugal foram feitas por Prisci La Guedes nas ruas em que unem os bairros da Lapa, Largo do Camões e Chiado, na cidade de Lisboa. A música Vai Vendo: Hora de Acordar, foi composta pelo artista Vinícius Terra, que já foi professor de português por dez anos.
Vinicius Terra – Crédito de Rafael Canuto
“Escrevi esta letra inspirada na história de um ex-aluno brilhante, mas que tinha rendimento escolar e convívio com a família ruins. Ele gostava de rap, então resolvi dar o meu conselho em forma de rimas, que se sentindo ridicularizado com as cenas transformadas em versos, comprometeu-se em mudar”, conta o rapper.
Léo Almeida, que dirigiu o clipe, conta que o projeto é um amadurecimento de seu trabalho, envolvendo diversas técnicas e linguagens visuais, como Super 8mm, digital, tipografia e motion graphics. “O clipe traz imagens de Portugal e do Rio de Janeiro, sem que a gente fique identificando os lugares. A ideia é fazer com que o espectador perceba as semelhanças culturais que os países têm em comum”, diz.
Prisci La Guedes filmando com câmera de Super 8mm, dos anos 60
Prisci La Guedes acredita que seu trabalho ganha força a cada experiência nova. “Aceitei o convite de participar desse projeto por causa da competência do Léo e do talento artístico do Vinícius, também porque tenho enorme interesse em trabalhar com brasileiros, pois eles têm um jeito humano de se relacionar com as pessoas”, disse.
O clipe tem o lançamento previsto para o início de dezembro.