Literatura

YouTubers escritores: os novos best-sellers

Kefera Buchmann

Coluna literária do site Feminino e Além; na edição de hoje, o fenômeno dos escritores vindo do Youtube

Por Feminino e Além

Toda pessoa que tiver uma boa ideia e souber se expressar através das palavras deve, sim, compartilhá-la com o mundo. Realmente penso que todo mundo tem um escritor camuflado dentro de si, só precisa de um empurrãozinho para colocar a inspiração para fora. É claro que, para alguns o talento em usar as palavras é nato e para outros nem tanto…De qualquer modo, todos estão convidados a fazerem parte do mundo da literatura. E onde quero chegar com tudo isso? Chegaremos em uma antiga polêmica, que novamente veio à tona esta semana, ao ser divulgado um próximo lançamento, sobre os “YouTubers escritores”.

Honestamente, procuro sempre ser o mais neutra possível quando abordo os assuntos aqui na coluna, porém hoje, acredito que serei um pouco tendenciosa e deixarei transparecer minha opinião.

Não é de hoje que os Youtubers têm seus livros expostos em prateleiras de livrarias Brasil a fora e isso é ótimo, uma maior diversidade de títulos nacionais para consumirmos, não é? Mais ou menos… Veja, não é demérito nenhum ou preconceito contra os Youtubers, e longe de mim achar que é por esse motivo é que não podem vir a ser ótimos escritores, e acho, inclusive, que eles estão certíssimos e aproveitando seu momento, mas realmente acredito que o grande problema está na combinação fatal entre falta de conteúdo e sobra de exploração de um público-alvo consumista…

Shares: