A Regra do Jogo
Novela passou por altos e baixos em sua jornada, mas acaba com saldo até positivo; poderia ser muito melhor, mas também poderia ter sido bem pior
Os dados da audiência desta semana são bem significativos para a novela da Rede Globo A Regra do Jogo. Estamos na sua última semana e normalmente neste período que cada produção mostra até onde pode chegar em termos de audiência.
A Regra do Jogo então prova que pode chegar à casa dos 40 pontos fácil, e provavelmente nos últimos dias consiga o tão almejado 50 pontos na audiência. Um feito que ainda não está garantido e que tem se mostrado bem difícil de alcançar, mesmo para um produto da poderosa emissora da família Marinho.
A audiência desta terça-feira, 8 de março, registrou 43 pontos e 61% de participação no Rio de Janeiro e 39 pontos e 57 de share em São Paulo. A novela, que foi ao ar das 21h22m às 22h30m, repetiu a marca de segunda-feira, 7 de março, nas duas praças.
Isso chega, por um lado, a ser melancólico, se compararmos com produções antigas da Rede Globo, que chegavam nesta época alcançando 60, 70 pontos no IBOPE (tivemos casos de audiência ainda maior).
Porém as coisas mudaram, e chegar neste patamar atualmente deve ser comemorado, sobretudo para uma novela que começou sendo questionada e que logo teve que se contentar com o raro segundo lugar na audiência, perdendo para a novela bíblica da Rede Record, Os Dez Mandamentos.
A Regra do Jogo demorou a decolar. Passou por momentos difíceis, amargou a vice-liderança, mas se recuperou aos poucos e chega em sua última semana de exibição mostrando números sólidos e bem significativos. Se fosse qualquer outra emissora, estaria soltando fogos de artifícios, tamanho seria o feito.
Porém a novela é da Rede Globo. Por isso a pergunta, por mais que tentemos responder, ainda paira no ar: ela foi bem sucedida em termos de audiência?