Notícias

Cartas de Amor para Stalin

Teatro

Sucesso de público e crítica em São Paulo, a última montagem da Companhia BR 116 traz o espetáculo inédito no Brasil Cartas de Amor para Stalin do espanhol Juan Mayorga (um dos mais importantes dramaturgos da atualidade), com direção de Paulo Dourado. As apresentações acontecem no Teatro Castro Alves, nos dias 20 e 21 de dezembro, às 21 horas. O ingresso custa R$ 30 (inteira).

Sobre a peça
O escritor russo Mikhail Bulgákov recebe uma ligação do então líder soviético Josef Stálin, em que o ditador revela admiração e disposição de resolver a situação de censura e ostracismo a que ele estava submetido. Porém, antes de um desfecho, a ligação cai. A partir daí, Bulgákov tenta estabelecer contato com Stálin por meio de cartas, escritas incansavelmente, mas sem obter nenhuma resposta do ditador. Com essa obsessão, o escritor passa por um processo de paranoia, misturando realidade e alucinação.

Um espetáculo que transcende a referência histórica e estabelece um debate sobre a relação entre o poder estatal (na figura emblemática de Stálin) e o poder da arte (no personagem-escritor Mikhail Bulgákov).

A proposta da montagem é utilizar o texto original e homônimo do dramaturgo espanhol como ponto de partida para uma ampla reflexão sobre a condição do artista e o papel da arte na sociedade contemporânea.

FICHA TÉCNICA Texto: Juan Mayorga Direção: Paulo Dourado Elenco: Bete Coelho e Ricardo Bittencourt

Direção de Produção: Dani Angelotti

Shares: