Foto de Eduardo Mello
Holoclownsto (da Cia carioca Troupp Pas D’Argent), eleita a melhor produção teatral de 2012 no CASA – Festival de Teatro e Cultura Latino-Americanos de Londres, retorna aos palcos do Rio de Janeiro em curta temporada no Teatro Glauce Rocha. A peça tem texto de Natalie Rodrigues e Marcela Rodrigues, que também assina a direção.
A peça é ambientada no holocausto e narra a história de 6 palhaços no universo das guerras de forma poética, pelo olhar do clown, revelando conflitos externos e internos que mobilizam os seres humanos. Na trama, seis prisioneiros que se conhecem no vagão de um trem com destino desconhecido lutam por comida e contra o frio, tornando o espaço um campo de batalha. No caminho, a tolice, a doçura e a inocência desses artistas transformam o horror da guerra numa poética, bem humorada e sensível jornada até a alma do ser humano em sua condição de palhaço e vice-versa.
DRAMATURGIA
Para compor a dramaturgia, o grupo utiliza expressões faciais e técnicas do Teatro Gestual, da Arte Circense, do Improviso e da Mímica para discutir os dramas humanos e homenagear a figura do palhaço. Os uniformes de prisioneiros inspirados em filmes americanos utilizados pelas personagens tornam a linguagem cênica ainda mais verossímil e divertida.
Foto de Eduardo Mello
O cenário é inspirado em um vagão de trem, feito de madeira, em tamanho real e móvel, projetado para transformar o ambiente inicial em estruturas lúdicas, projetadas para moldar-se à história.
SERVIÇO Espetáculo Holoclownsto
Até 1 de dezembro
De quinta a domingo 19:30 Teatro Glauce Rocha (av. Rio Branco 179) – Metrô Carioca. Censura: 12 anos Ingresso: R$20,00
Na Campanha Teatro Para Todos
R$5 http://www.teatroparatodos.com.br/