Cinema

Juntos pelo cinema lança campanha e anuncia estreias nacionais

Marighella

#Juntospelocinema lança campanha e anuncia estreias nacionais; conheça os filmes brasileiros que chegam aos cinemas nos próximos meses 

Não é novidade para ninguém que com o início da Pandemia do Coronavírus, um dos setores mais prejudicados no mundo foi o setor audiovisual, sobretudo o cinema, e as suas salas, impossibilitadas durante muitos meses de exibirem filmes. Assim que perceberam a necessidade de lançar posições públicas em prol desta área, profissionais lançaram o movimento #JuntosPeloCinema.

Filmes brasileiros

Os filmes brasileiros que estão para estrear nos próximos meses é a inspiração para uma nova campanha do movimento #JuntosPeloCinema, que reúne mais de 280 profissionais do audiovisual. O filme está sendo exibido em diversos canais parceiros de mídia, entre eles o Cineclick e a TV Globo, num esforço coletivo de refazer a ponte entre os espectadores e os cinemas que ficaram fechados por mais de sete meses, e agora reabrem com rígidos protocolos de segurança e bem-estar.

Leia também

A ética no cinema: lista de filmes que abordam questões éticas e morais
A ética na televisão: lista de séries que abordam questões éticas e morais
E-book – Guia completo de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil

O Movimento #JuntosPeloCinema tem como objetivo fortalecer o setor, cobrar apoio dos governos e estabelecer protocolos de segurança para a volta dos cinemas, o que começou a ocorrer no início de setembro. Com a reabertura das duas principais praças do País (São Paulo, e Rio de Janeiro), as distribuidoras começam a planejar também as estreias e anunciam, em conjunto, quais os títulos nacionais chegam às telas nos próximos meses.

A agenda de estreias divulgada pelo grupo alterna gêneros e públicos, fortalecendo toda a cadeia e contribuindo de forma direta com a retomada dos cinemas após meses delicados para o segmento.

São Paulo, Rio, Salvador, Belo Horizonte e outras capitais já estão com suas salas abertas. Todas seguem os rigorosos protocolos de segurança e bem-estar estabelecidos por autoridades municipais e estaduais após a autorização para a reabertura. Segundo a Feneec (Federação das Empresas Exibidoras de Cinema), os protocolos de segurança e bem-estar incluem: oferta de álcool gel em diversos pontos ao longo do percurso do cliente, sinalização de assentos bloqueados e que não serão vendidos para atender tanto o limite de ocupação quanto distanciamento social, intervalos entre as sessões ampliados para a higienização segura das salas, uso obrigatório de máscara tanto para clientes quanto funcionários, utilização de EPI (Equipamentos de Segurança Individual) para os funcionários, saída controlada das salas, entre outras medidas aprovadas pelas autoridades governamentais.

É importante reforçar que as salas de cinema possuem ar-condicionado que faz a troca de ar constante, com aparelhos higienizados que mitigam ainda mais os riscos de contaminação. A manutenção do ar-condicionado tem uma legislação própria de âmbito nacional que detalha todos os procedimentos para garantir a qualidade do sistema. É o PMOC – Plano de Manutenção, Operação e Controle na Lei 13.589/18. Portanto, todas as salas de cinema possuem um sistema de ar-condicionado que garante a renovação contínua e integral do ar a cada sessão, são dutos independentes e por um duto entra o ar limpo e por outro sai o ar antigo. Esse sistema é bastante parecido com o utilizado em hospitais e aviões.

Ficha técnica filme “Vem Aí Cinema Nacional”: Montagem e produção – Marina Kosa (Tanto Produções) Finalização – Eduardo Pires (Tanto Produções)

Todos os profissionais envolvidos com o movimento #JuntosPeloCinema trabalham pro-bono.

Shares: