Cinema

O Jogo da Imitação estreia em janeiro com boas chances no Oscar

O Jogo da Imitação

Filme estrelado por Benedict Cumberbatch, Keira Knightley e Matthew Goode estreia nos cinemas brasileiros em 29 de janeiro

Alan Turing, o matemático inglês conhecido como o pai da computação moderna, é um dos principais nomes da história moderna e sua importância talvez nem possa ser medida com exatidão. Para quem não conhece a sua biografia, uma grande dica é esperar o dia 29 de janeiro chegar e ir aos cinemas assistir O Jogo da Imitação, um dos filmes mais cotados na corrida do Oscar 2015.

A produção, estrelada por Benedict Cumberbatch (12 Anos de Escravidão, Além da Escuridão: Star Trek, Sherlock), Keira Knightley (Anna Karenina, Piratas do Caribe) e Matthew Goode (Casa Comigo, Watchmen: O Filme), revela para o mundo um pouco do que foi a vida deste gênio.

Nas premiações do ano, o filme já recebeu o Prêmio Grolsch da Escolha Popular no TIFF 2014 – Festival Internacional de Cinema de Toronto em setembro, reiterando sua condição de um dos favoritos ao prêmio Oscar 2015.

História
Baseado na história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch), O Jogo da Imitação narra a tensa corrida contra o tempo de Turing e sua brilhante equipe no projeto Ultra para decifrar os códigos de guerra nazistas e contribuir para o final do conflito mundial. Sediada no “invisível” Bletchley Park, durante os dias mais negros da Segunda Guerra Mundial, a eclética equipe liderada por Turing era formada por matemáticos – dentre eles a única mulher do grupo, Joan Clarke (Keira Knightley), linguistas, campeões de xadrez.

O filme tem direção do cineasta norueguês Morten Tyldum, e conta os períodos mais importantes da vida de Turing, desde os infelizes anos da adolescência no internato, passando pelo triunfo secreto de sua equipe durante a guerra até a tragédia de sua morte prematura no período pós-guerra, quando foi condenado por ser homossexual e obrigado a tomar injeções de hormônio para não ser preso.

Turing inventou a técnica eletromecânica que permitiu a quebra de cerca de 3.000 mensagens de códigos secretos gerados pela máquina alemã Enigma, possibilitou o fim da Segunda Guerra Mundial e deu os primeiros fundamentos para a criação do computador.

Um filme que desde s sua origem vem se mostrando relevante e imperdível.

Veja o trailer

Shares: