Mar Vermelho se abrindo
Apesar de vencer em Belo Horizonte e Recife, desfecho da novela frustrou os que acreditavam que a trama bateria recorde; abertura do Mar Vermelho foi o ápice
Ontem foi ao ar pela Rede Record o último capítulo da primeira fase da novela bíblica Os Dez Mandamentos e muitos acreditavam que após a sequência épica da abertura do Mar Vermelho a novela engatasse de vez na audiência e vencesse a Globo durante o resto da história.
O que vimos, entretanto, foi o contrário. Após a sequência a novela perdeu fôlego e terminou com o segundo lugar na audiência, resultado que ainda é bem satisfatório, mas que de certa forma frustra as expectativas dos mais otimistas.
Audiência
O último capítulo da novela da Record exibido na noite de ontem, 23/11, consolidou o primeiro lugar isolado na audiência em Recife, segunda dados prévios. Na faixa das 20h49 às 22h18, a novela marcou média de 25 pontos contra 18 da Rede Globo.
Em Belo Horizonte, segundo dados prévios, a novela conquistou a liderança com média de 22 pontos contra 19 pontos de média da emissora carioca.
Já em São Paulo, a trama bíblica marcou média de 23,5 pontos, consolidando o segundo lugar isolado na audiência. O pico foi de 25 pontos e o share de 31%. Produção ficou na liderança por 26 minutos. De resto, liderança da rede Globo com a sua dobradinha Jornal Nacional e A Regra do Jogo.
No Rio de Janeiro, a novela chegou a 30 pontos de pico. Na média, conquistou 27 pontos e também consolidou a vice-liderança isolada na audiência.
O final
No capítulo final desta primeira temporada da novela, Moisés desceu do Monte Sinai com as duas tábuas de pedra gravadas por Deus e vê os hebreus fazendo um ritual em torno do bezerro de ouro. Furioso, ele joga as tábuas no chão e derruba a estátua, perguntando: “Quem é do Senhor venha até mim…”