Canal Livre
Canal Livre do dia 16 de setembro: programa da Band avalia os impactos das chuvas nas cidades brasileiras, principalmente o sudeste, com São Paulo e Minas Gerais em situações dramáticas
Neste domingo, 16 de fevereiro, o programa Canal Livre recebe o urbanista Kazuo Nakano para falar sobre os impactos das chuvas nas cidades brasileiras. Tempestades recentes causaram transtornos, desalojamentos e mortes em diferentes pontos do país.
Leia também
Sexo, moda, comportamento, no Feminino e Além
Guia de filmes para passar no ENEM e em vestibulares
Lista de filmes que falam sobre Ética e moral
Os 10 filmes românticos mais assistidos no Brasil
10 livros incríveis para o homem moderno
Programação de cinema da Rede UCI Orient
A apresentação é de Rafael Colombo. Completam a bancada a meteorologista Laura Ferreira e os jornalistas Fernando Mitre e Rodolfo Schneider.
As chuvas que pararam São Paulo
As chuvas que pararam São Paulo na segunda-feira (10) não são mais um fenômeno raro e sim fazem parte do novo clima da cidade. A afirmação é do cientista Carlos Nobre, pesquisador do Instituto de Estudos Avançados da USP, do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), doutor em Meteorologia pelo MIT (Massachussets Institute of Technology) e membro da Rede de Especialistas em Conservação da Natureza.
Ele explica que a chuva intensa que já está ocorrendo e que vai ocorrer até com mais frequência é o “novo normal”. Entre algumas das soluções para minimizar os riscos, ele cita o aumento das áreas verdes para permeabilizar o solo e reter mais a água, incentivos fiscais para que a população tenha reservatórios em casa e reflorestamento dos topos de morro.
“Mas não é só se preocupar quando o próximo fenômeno acontecer. Tem que ter um planejamento de médio a longo prazo para nos adaptarmos a esse clima, que já é o clima da realidade do brasileiro”, afirma.
O Canal Livre vai ao ar neste domingo, às 23h45, na tela da Band.