Biblioteca Mundial da UNESCO
Projeto abrange as riquezas culturais do mundo que relatam as histórias e destacam as conquistas de todos os países e culturas; incrível
Olha que ideia sensacional:
Em 2005 o Bibliotecário do Congresso dos EUA, James H. Billington propôs a criação da Biblioteca Digital Mundial em um discurso para a Comissão Nacional dos EUA para a UNESCO em junho de 2005.
Ideia
Sua ideia era criar uma coleção facilmente acessível pela Internet, abrangendo as riquezas culturais do mundo que relatariam as histórias e destacariam as conquistas de todos os países e culturas, promovendo, assim, a conscientização e a compreensão multiculturais.
A UNESCO acolheu como uma contribuição para o cumprimento de seus objetivos estratégicos, que incluem a promoção de sociedades de conhecimento, criação de capacidades nos países em desenvolvimento, além da promoção da diversidade cultural na Internet.
Assim nasceu o site, o projeto e o acervo.
A Biblioteca Digital Mundial disponibiliza na Internet, gratuitamente e em formato multilíngüe, importantes fontes provenientes de países e culturas de todo o mundo.
Os principais objetivos da Biblioteca Digital Mundial são: – Promover a compreensão internacional e intercultural; – Expandir o volume e a variedade de conteúdo cultural na Internet; – Fornecer recursos para educadores, acadêmicos e o público em geral;
– Desenvolver capacidades em instituições parceiras, a fim de reduzir a lacuna digital dentro dos e entre os países.