Notícias

Conheçam Zé do Gol

Zé do Gol

Na noite de 16 de junho de 1999, em um jogo que valia a taça de campeão da Copa Libertadores da América, o atacante Oséas fez o gol que selou o título do Palmeiras aos trinta minutos do segundo tempo. Na comemoração, ergueu a camisa do clube e sob ela mostrou outra camisa, com uma inscrição que saudava o aniversário de 450 anos da cidade de Salvador.

Este gesto desencadeou em José Aurélio Silva, que assistia pela TV ao jogo na capital baiana, uma onda de surpresa e admiração pelo gesto do atleta e que se ampliou para o surgimento quase instantâneo de uma canção homenagem ao jogador.

A partir desse momento buscou alguém que pudesse levar ao palco sua composição mas uma série de imprevistos fez com que ele mesmo fosse o intérprete e mais que isso, de Zé da Kombi como era conhecido na região devido ao veículo e a atividade de motorista passou a ser o Zé do Gol, personagem que acabou criando para dar voz e vez a sua persona artística.

Ao longo dos anos vem desenvolvendo seu trabalho artístico paralelamente ao ofício que lhe dá auxílio na subsistência.

Aurélio é motorista de taxi e nos últimos meses vem ampliando sua atividade com seu alter ego. Agora ele pode ser visto, por exemplo, pela internet em incursões na Copa das Confederações e no clássico de futebol Bahia e Vitória.

Zé do Gol vai revelando suas facetas como repórter, animador, cantor e compositor e está em desenvolvimento um projeto para que se torne também filme. O jogo está apenas começando.

Josival Nunes é escritor, cineasta e colaborador do Cabine Cultural

Shares: