Música

Jussara Silveira lança álbum Água Lusa em parceria com poeta português

Jussara Silveira – Foto de João Passos

Água Lusa, oitavo disco de carreira da cantora Jussara Silveira, é um projeto partilhado com Tiago Torres da Silva, compositor e poeta português que confiou a Jussara suas canções.

MÚSICA PORTUGUESA
A canção portuguesa está na vida de Jussara desde que era criança, quando escutou a voz de Amália Rodrigues e aquele som permaneceu nela como uma espécie de eterna memória, sustentada pelo simples prazer da escuta e da descoberta de cada fado. Mais tarde, na Bahia, passou longos dias ao som do fado na companhia da amiga Maria Sampaio. Momentos que apontaram o caminho para o encontro com Tiago.

Tiago Torres da Silva escutou Jussara cantar pela primeira vez numa casa de fados de Lisboa e ficou siderado pela portugalidade do seu canto. Havia já ali a tal ancestralidade na entrega de Jussara ao fado, que o comoveu desde o primeiro momento. Não demorou para Tiago se apaixonar pela brasileira que cantava fados – por quem já tinha se apaixonado muito antes, quando escutava a sua voz a serviço de belas melodias da música popular brasileira.

Foto da capa do álbum Água Lusa

Em Água Lusa, Jussara apresenta canções Fado Margaridas, com letra escrita por Tiago especialmente para ela. O repertório ainda inclui outros três fados tradicionais com letras de Tiago e sete novas canções portuguesas que ele compôs em parceria com músicos consagrados de seu país, como Rão Kyao, Rui Velloso e Pedro Jóia, um dos mais respeitados violonistas da atualidade e quem também assina a produção do CD. Além de Pedro Jóia, participam os músicos Filipe Raposo (piano), Edu Miranda (bandolim e cavaquinho) e Ruca Rebordão (percussão).

Shares: