Zé do Caixão
Exatamente no Dia das Bruxas o grande nome do gênero terror no Brasil vê a sua trajetória sendo contada através de uma exposição
Um dos nomes mais importantes do cinema brasileiro, Zé do Caixão merece ser ovacionado sempre que possível. Maior representante do gênero, que aqui no país infelizmente não possui um grande mercado, Zé do Caixão terá a sua trajetória contada em uma exposição bem bacana que será aberta hoje, sábado, dia 31 de outubro, no MIS (Museu da Imagem e do Som) de São Paulo.
A exposição À Meia-Noite Levarei sua Alma é composta por mais de 400 itens. A abertura consiste em 14h ininterruptas de atividades gratuitas, incluindo uma grande surpresa à meia-noite.
Exposição
À Meia-Noite Levarei sua Alma promete grandes emoções ao revelar parte da trajetória de Zé do Caixão, personagem emblemático de José Mojica Marins. A exposição tem curadoria e concepção de André Sturm e foi baseada na seleção feita por Liz Marins, filha de Mojica, e Marcelo Colaiacovo, curador do acervo do cineasta.
Ao todo, são 11 nichos distribuídos no ambiente da exposição, que apresentam itens como o filme em película 16mm original de À Meia-Noite Levarei sua Alma (resguardado pelo diretor por mais de 50 anos); o troféu recebido no ano de 1973 durante o Festival Internacional de Cine Fantástico y de Terror Sitges (Espanha); e o cartaz e algumas fotografias de bastidores inéditas do filme O Exorcismo Negro, de 1974.
Ainda dentro do labirinto da exposição À Meia-Noite Levarei sua Alma, o público poderá sentir a presença do personagem mais famoso de José Mojica Marins em um ambiente semelhante a um caixão, que, forrado com veludo capitonê, resguarda a histórica vestimenta de Zé do Caixão. Nele, o público poderá ter acesso à capa, a cartola, a camisa, a calça, os sapatos e o medalhão de bruxo usados no filme A Encarnação do Demônio (2008).
Abertura
Para marcar a abertura dessa grande exposição em homenagem ao icônico personagem Zé do Caixão, o Museu preparou 14 horas de programação ininterrupta em parceria com a SP Escola de Teatro – Centro de Formação das Artes do Palco.
Zé do Caixão
Confira a programação completa
14h às 02h | Comidas e drinks temáticos em parceria com o Guia Food Trucks + Exposição em cartaz [Área externa]
14h: Palestra/bate-papo sobre a obra de José Mojica Marins e o personagem Zé do Caixão com Marcelo Colaiacovo, Ivan Finotti, Paulo Sacramento e Liz Marins. Mediador: Carlos Primati
[Auditório LABMIS, 66 lugares]
16h: Palestra sobre produção de efeitos para cinema (desde o projeto, pré-produção, roteiro, produção, pós, etc) com Kapel Furman (dir. de efeitos do Encarnação do Demônio, último filme do Zé do Caixão). [Sala de Interfaces, 30 vagas, distribuição de senha com 1h de antecedência na recepção do MIS]
19h-20h: Show [Área externa]
21h-23h | Cenas com mágicas macabras com Cleyton Heredya [Área externa]
21h e 21h40: Uma noite em um sanatório abandonado | História de jovens que passam a noite em um sanatório e uma tragédia acontece. Uma pessoa dentre a platéia é escolhida aleatoriamente e de forma inexplicável ela dirá exatamente o que aconteceu, mesmo sem nunca ter ouvido falar desta história (15 min)
22h e 22h40: Matilda, in memoriam |História de duas amigas que possuíam estranhos e místicos laços de amizade. A presença espiritual de Matilda se manifestará através de uma sinistra boneca que sua amiga lhe deu de presente, fazendo com que um participante, escolhido aleatoriamente de entre a platéia, sinta na pele esta estranha conexão. (15 min)
23h45: muitas emoções e surpresas estão reservadas para aqueles que tiverem coragem de adentrar a meia-noite e sentir na própria pele as profundezas do estranho mundo de Zé do Caixão
01h-2h: Concurso de Fantasias de Terror
SERVIÇO
Meia-Noite Levarei Sua Alma [Abertura] 31 de outubro de 2015 Horário das 12h às 06h Local Área externa, Espaço Expositivo 1º andar, Sala de Interfaces, Auditório LabMIS Ingressos (Exposição): R$10 e R$5 [meia-entrada] Disponíveis na recepção do MIS
Classificação etária 16 anos