Pincel
A artista plástica portuguesa Ema M. criou a exposição Lapsus Memoriae especialmente para a galeria do Museu do Trabalho. Serão exibidas 59 obras durante a mostra, que estreia no dia 4 de dezembro, às 20h. A curadoria é de Paulo Gomes e a obra da artista será comportada em duas séries de trabalhos. A primeira delas é intitulada 15 Pincéis e faz a transposição alegórica da caneta para o pincel, da escrita para a pintura, representando a variedade desse objeto em naturezas-mortas. Já na segunda, com o título genérico Paisagens, a artista apresenta um exercício de sua vocação para registros de viagem em 44 telas de pequeno formato (15x15cm). Cada uma dessas pinturas estará acompanhada por um poema impresso em uma folha de papel japonês, constituindo dípticos.
Sob o pseudônimo de Ema M., Margarida Prieto é doutora com louvor e distinção em pintura pela Faculdade de Belas Artes da Universidade de Lisboa. A artista tem passagens por importantes galerias da Europa e atualmente também está expondo o seu trabalho no Rio de Janeiro. Para a abertura da exposição no Museu do Trabalho, estará presente o pintor português Rui Macedo. Ele vem a Porto Alegre representando Ema M., que é sua esposa e não poderá estar presente. A mostra segue aberta à visitação gratuita até o dia 26 de janeiro.
SERVIÇO
Lapsus Memoriae – Pinturas de Ema M. Abertura dia 4 de dezembro, quarta, às 20h Visitação de 5 a 22 de dezembro de 2013 Terça a sábado, das 13h30 às 18h30 Domingo das 14h às 18h30 E de 2 a 26 de janeiro de 2014 Terça a domingo, das 14h às 18h30
Museu do Trabalho
Rua dos Andradas, 230
Porto Alegre