Cinema

O Jogo da Imitação: biografia de Alan Turing estreia

O Jogo da Imitação

Filme é um dos grandes concorrentes ao Oscar em 2015; conta a fascinante história do criptoanalista que decifrou código nazista

Muitos de vocês já devem estar cheios de filmes ambientados na Segunda Guerra Mundial, e é bastante compreensível, pois somente nos cinemas nesta semana teremos quatro filmes passados neste nebuloso período da história moderna. Porém, um deles, O Jogo da Imitação, é um caso a parte, já que foi por conta desta história que a Segunda Guerra Mundial teve um fim com vitória dos Aliados (Inglaterra, URSS e Estados Unidos).

Isto porque o filme (que estreia hoje, 05 de fevereiro) conta a história real do lendário criptoanalista inglês Alan Turing (Benedict Cumberbatch, indicado ao Oscar), conhecido como o pai da computação moderna e que decifrou o Enigma, código utilizado pelos alemães para desenvolver suas estratégias de guerra. Claro que a história não retrata somente este período, ela traça uma linha em três fases da vida de Alan: sua infância, o momento em que ele passa a trabalhar para o Governo Inglês e sua vida no Pós Guerra, até a sua morte.

Grande parte do filme se passa no secreto Bletchley Park, durante os momentos mais tensos da Segunda Guerra Mundial. Lá, a eclética equipe liderada por Turing tinha a missão de descodificar o Enigma, para assim entender o planejamento alemão para a guerra. Sua equipe era formada por matemáticos – dentre eles a única mulher do grupo, Joan Clarke (Keira Knightley, indicada ao Oscar), linguistas e campeões de xadrez.

O Jogo da Imitação é um dos grandes favoritos ao Oscar, com oito indicações: Melhor Filme, Melhor Direção (Morten Tyldum), Melhor Ator (Benedict Cumberbatch), Melhor Atriz Coadjuvante (Keira Knightley), Melhor Roteiro Adaptado (Graham Moore), Melhor Trilha Sonora (Alexandre Desplat), Melhor Edição (William Goldenberg) e Melhor Design de Produção (Maria Djurkovic, Tatiana Macdonald).

Veja o trailer

Shares: