Obra de Mário Cravo Jr.
O Palacete das Artes inaugurou sexta-feira (25), a exposição de Mario Cravo Jr. comemorativa aos 90 anos do artista, o maior expoente do movimento de arte moderna da Bahia nos anos 40 e 50, um dos mais importantes artistas da nossa terra. A mostra é composta por 62 esculturas e tem a curadoria de Murilo Ribeiro, artista plástico e diretor do Palacete, o apoio de Ivan Cravo, presidente da Fundação Mário Cravo e de Isabela Oliveira, assessora do artista. A exposição fica aberta ao público até o final do mês de abril, de terça a domingo, incluindo feriados, com entrada gratuita.
Escultor reconhecido internacionalmente, Mario Cravo, do mesmo modo que seus contemporâneos Carybé e Jorge Amado, imprimiu em sua obra, neste período, a essência do povo, suas tradições e crenças, seus costumes e mitos. Sobre Mario Cravo, o curador da mostra, Murilo Ribeiro ressaltou a
“figura do guerreiro, irreverente, mágico, malabarista, generoso em compartilhar sua obra com a cidade, alquimista de técnicas variadas, catalisador do modernismo na Bahia.” E lembra que Mario “é mais forte e intenso que o fogo que destruiu o Mercado Modelo e que na madeira queimada esculpiu gigantescos Cristos crucificados, verdadeira ressurreição em cruzes calcinadas e o fogo sendo superado por seu gênio criador”.
Mario Cravo tem obras em diversos espaços públicos de Salvador e no acervo de instituições como o MoMA de New York, o Hermitage, de São Petersburgo/Rússia, o Museu de Belas Artes em Berlim, o Museu de Arte de São Paulo, o Museu de Arte da Pampulha/MG, o Museu de Arte Moderna/Ba, o Instituto de Belas Artes de Porto Alegre/RS, Museu Carlos Costa Pinto/BA.
SERVIÇO
Mário Cravo Esculturas De 25 de janeiro de 2013 até final de abril Palacete das Artes, Rua da Graça, 284
GRATUITO