A Outra Casa
“O espetáculo conta a história de uma neurologista de sucesso que se vê desafiada pelos próprios lapsos de memória. A trama vai sendo construída através de um quebra-cabeça que envolve protagonista, público e personagens desde a primeira cena”
Os cariocas têm a chance de conferir a primeira montagem brasileira de A Outra Casa, um thriller emocional escrito pelo autor norte-americano Sharr White. A peça é considerada uma obra prima do escritor e teve sua estreia internacional no final de 2012 na Broadway com a Laurie Metcalf no papel principal, aqui interpretada pela premiada atriz gaúcha Helena Varvaki (Um Estranho no Ninho). A grande estreia aconteceu depois de passar pelo circuito off, quando foi indicada ao Outer Critics Circle Award como melhor peça off-Broadway e Melhor Atriz (Laurie). Além de teatro, Sharr é conhecido por ser o autor da série The Affair, ganhadora de vários Globos de Ouro.
O espetáculo conta a história de uma neurologista de sucesso que se vê desafiada pelos próprios lapsos de memória. A trama vai sendo construída através de um quebra-cabeça que envolve protagonista, público e personagens desde a primeira cena. O projeto chegou às mãos da atriz Helena Varvaki em 2015 e do tradutor Diego Teza. A atriz se encantou pelo projeto e convidou Gabriela Munhoz, que foi preparada por Helena no longa Vidas Partidas, de Marcos Schechtman (com estreia prevista para março deste ano), para atuar no espetáculo. Em seguida chamou o marido Manoel Prazeres para dirigi-las continuando nos palcos a parceria profissional iniciada em 1987 com a fundação do Teatro Kairos. Juntos escolheram o resto do elenco formado pelos atores Alexandre Dantas e Daniel Orlean, que também assina a assistência de direção.
Sinopse: Juliana Smithton, uma neurologista de sucesso, tem um lapso de memória na apresentação para uma plateia de médicos de um novo remédio desenvolvido por ela. A partir deste episódio ela vai sendo impulsionada a rastrear sua lucidez. Este rastreamento é feito através de embates com seu marido, com sua médica, com as lembranças de sua filha desaparecida e consigo mesma. No decorrer da trama, o espectador vai sendo levado, junto com a protagonista, à compreensão do que está de fato ocorrendo. Ele é convidado a montar o quebra-cabeça, acompanhando a trajetória de aceitação e transformação de Juliana ao relembrar e assimilar os acontecimentos de seu passado.
Ficha Técnica: Texto: Sharr White Tradução: Diego Teza Direção: Manoel Prazeres Assistente de Direção: Daniel Orlean Elenco: Helena Varvaki, Alexandre Dantas, Gabriela Munhoz, Daniel Orlean Cenografia: Doris Rollemberg Figurinos: Leticia Ponzi Iluminação: Renato Machado Trilha sonora: Rick Yates Captação de imagens: Rodrigo Turazzi e Renaud Leenhardt Edição de vídeo: Rodrigo Turazzi Fotografias: Guido Argel Programação visual: Flavio Luiz Pereira Direção de produção: Rafael Fleury e Manoel Prazeres Administração: Rosa Ladeira Realização: Helena Varvaki, Gabriela Munhoz, Daniel Orlean e LMPR Serviços Tecnológicos e Culturais Ltda
Divulgação: Lu Nabuco Assessoria em Comunicação
SERVIÇO
A Outra Casa Temporada: de 27 de fevereiro a 3 de abril Dias e horários: Sextas, sábados e domingos, às 19h Local: Centro Cultural Justiça Federal – Av. Rio Branco, 241 – Centro Preço: R$ 40 (inteira) / R$20 (meia) Bilheteria: (21) 32612565 Horário da Bilheteria: de quarta a domingo, das 16 às 19h Duração: 90 minutos Classificação indicativa: 16 anos
Gênero: Drama