Presságio
Menina prevê datas dos maiores desastres da humanidade 50 anos antes; filme prometeu ser muito melhor do que realmente foi
Nicolas Cage é uma das figuras mais emblemáticas do cinema mundial. Ele conseguiu a glória muito cedo, seus primeiros filmes o levaram a ser considerado uma das maiores promessas do cinema, e a sua atuação em Despedida em Las Vegas, seu melhor trabalho, o carimbou como grande ator da indústria hollywoodiana.
Porém depois disso as suas escolhas profissionais passaram a ser questionada e seus filmes eram, quase sempre, de qualidade duvidosa. Ele passou a balancear trabalhos até interessantes (60 Segundos…) com filmes desprezíveis (o horrendo Reféns, por exemplo). A Rede Globo exibe neste domingo, dia 05 de julho, um meio termo, o razoável Presságio, filme de suspense que é atração do Domingo Maior, e que vai ao ar logo depois do programa Superstar.
Trama
Em 1959, alunos de um colégio são incentivados pela professora a desenharem sobre o que esperam do futuro. Todos os desenhos são colocados em uma cápsula, enterrada no terreno da escola, que só poderá ser aberta cinquenta anos depois. Entre eles, um, feito por uma das meninas, traz uma sucessão de números aparentemente aleatórios. O que ninguém imagina é que eles representam as datas das maiores tragédias já vividas pela humanidade. E quem descobre a verdade é o professor de astrofísica John Koestler (Nicolas Cage).
Capsula é aberta
Cinquenta anos se passam e a capsula é aberta. Dentre todas as crianças, é o filho de John Koestler quem recebe o papel com a sequência numérica. Intrigado, o astrofísico decide investigar se há alguma similaridade entre os números. Para sua surpresa, ele percebe que se trata de uma mensagem codificada que informa as datas das maiores tragédias da humanidade, inclusive o acidente que matou sua esposa.
Ele ainda, para terminar, percebe que algumas destas datas são do futuro, ou seja, ainda vão acontecer. E a questão que o filme propõe é: será que ele poderá fazer algo para impedir? Quem assistir ao filme saberá a resposta.